Você sabe o que faz cada ferramenta do Flash?
A barra de ferramentas de criação geralmente se localize no canto esquerdo da tela, mas pode ser colocada em outras regiões. Alguns desses botões, ao serem clicados apresentam outros recursos que alteram o comportamento da ferramenta. Veja abaixo todas as ferramentas de criação e a função de cada uma delas:
Figura 02 – Caixa Ferramentas.
Agora vamos descrever cada botão da caixa de ferramentas, veja a seguir o que significa.
Encaixar: Esse imã liga/desliga um recurso de encaixe do objeto que está sendo movido, girado ou com seu tamanho sendo ajustado com uma grade formada por linhas e colunas, fazendo com que o elemento gráfico seja manipulado aos saltos. Para que você deixe visível essa grade selecione o menu Exibir -> Grade -> Mostrar grade.
Suavizar: Essa ferramenta admite que você suavize as curvas que se encontram irregulares no elemento gráfico. Suponhamos que você desenhou algumas montanhas e gostaria de deixa-las com seu topo arredondado. Nesse caso você a ferramenta seta e clique no botão Suavizar até que se obtenha o formato desejado.
Acertar: Essa ferramenta produz o efeito contrário da ferramenta Suavizar, fazendo com que as curvas fiquem com retas e curvas em ângulo.
Girar: admite que você gire o objeto. Ao clicar nessa ferramenta serão apresentadas algumas alças ao redor do elemento gráfico que permitirão que você gire ou distorça o elemento.
Dimensionar: Com essa ferramenta você pode redimensionar o elemento gráfico. Ao clicar nessa ferramenta serão apresentadas alças ao redor da figura para que você possa fazer a operação.
Raio do retângulo arredondado: ao clicar nessa ferramenta será apresentada uma caixa de diálogo para que você possa definir o raio que criará o arredondamento dos cantos do retângulo. Veja o exemplo a seguir:
Acertar: admite que você desenhe apenas retas ou curvas acentuadas com um ângulo. Mesmo que você crie um gráfico com formas arredondadas, ao soltar o mouse o elemento gráfico criado terá sua forma alterada para retas e curvas acentuadas serão alteradas para ângulos.
Suavizar: nessa opção as linhas de seu desenho serão arredondadas. Caso você desenhe linhas mais angulosas, elas serão suavizadas e transformadas em curvas.
Tinta: essa opção deixa-o da forma que você criou, sem transformar as linhas em retas ou em curvas muito acentuadas.Você perceberá que é aplicado um certo arredondamento mas não é tão acentuado quanto a ferramenta acertar.
Pintar normal: se você utilizar essa opção todos os elementos do palco que você passar a ferramenta pincel por cima serão pintados normalmente com a cor que estiver selecionada.
Pintar preenchimentos: pinta somente os elementos gráficos não foram criados pela ferramenta lápis. Os outros elementos receberão o efeito da ferramenta pincel.
Pintar atrás: pinta por trás das cores existentes nos elementos gráficos, ou seja, pinta apenas os espaços vazios existentes entre os objetos.
Pintar a seleção: pinta apenas as áreas e gráficos que estão selecionados pela ferramenta seta.
Pintar dentro: utilizando essa opção somente será pintada a região onde você começou a pintar. Caso você tenha começado a pintar um circulo vermelho e passe a ferramenta sobre azul, somente será pintado o circulo vermelho, pois foi onde você começou a pintura.
esse ícone é para que você possa alterar a espessura da ponta do pincel, para isso clique na seta da caixa drop down e defina o tamanho desejado.
aqui você pode alterar a forma da ponta do pincel, sendo sim, pode-se ter vários pinceis diferentes.
Apagar normal: apaga qualquer tipo de gráfico, texto e linhas.
Apagar preenchimentos: essa opção selecionada não serão apagados elementos gráficos criados pela ferramenta lápis.
Apagar linhas: apaga apenas linhas deixando o restante do gráfico.
Apagar preenchimentos selecionados: apaga apenas as partes dos elementos que foram selecionados pela ferramenta seta.
Apagar dentro: essa opção apaga apenas a região onde você começou a apagar.
Torneira: com essa ferramenta ativada basta você clicar na linha ou elemento desejado e será retirada toda a cor de uma só vez.
Formato da borracha: altera o tamanho da borracha.
Não fechar lacunas: essa opção não pintara os gráficos que tiverem algum tipo de abertura por menor que seja.
Fechar lacunas pequenas: permite que seja pintada o interior de gráficos
Fechar lacunas médias: essa opção pintara o interior de figuras que tenham aberturas de um tamanho médio.
Fechar lacunas grandes: essa opção pintara o interior de figuras que tenham aberturas de um tamanho grande.